Centrais sindicais apoiam Luiz Marinho para ministro do Trabalho e Emprego

Uma carta pública de apoio ao deputado foi lançada por entidades como União Geral dos Trabalhadores, CUT e Força Sindical

Luiz Marinho (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

Rede Brasil Atual– O convite ao deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) para ocupar o Ministério do Trabalho e Emprego no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o apoio das centrais sindicais. Nesta sexta-feira (16), uma carta pública foi assinada e divulgada pela CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores, Central dos Sindicatos Brasileiros, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Nova Central Sindical de Trabalhadores, Central dos Sindicatos Brasileiros e a Pública Central do Servidor.

No documento as entidades saúdam a recriação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pelo presidente eleito – proposta que consta da pauta da classe trabalhadora 2022. “Consideramos essencial o fortalecimento do MTE para articular e materializar, com os demais ministérios e organizações da sociedade, a concepção que confere centralidade ao trabalho e ao emprego às estratégias de desenvolvimento econômico e social do país”, diz trecho.

As centrais destacam que a construção de um sistema de proteção social, trabalhista e previdenciário para toda a classe trabalhadora é um desafio a ser enfrentado com determinação. “Tarefas todas essenciais na atuação do futuro MTE, que deverá ser atuante para enfrentar e superar a grave crise que o país atravessa e o desmonte do Estado brasileiro e de suas políticas públicas.”

E indicam o nome de Luiz Marinho justamente diante dessa agenda e dos desafios. “Luiz Marinho tem plena sintonia com o movimento sindical brasileiro e diálogo amplo com o setor empresarial, grande habilidade para tratar de conflitos e alta capacidade para conduzir negociações complexas.”

Marinho é a pessoa certa, segundo lideranças sindicais
Ainda segundo os dirigentes, “Marinho construiu trajetória de vida pública exemplar e de gestão altamente qualificada como Prefeito de São Bernardo do Campo e Ministro do Trabalho e, posteriormente, da Previdência Social. Trata-se da pessoa certa para dar ao MTE o protagonismo que dele se espera.”

Pessoas próximas a Lula confirmaram o convite feito há dias. A indicação teria passado ainda por integrantes da equipe da transição e contaria também o apoio das centrais sindicais, que têm três representantes no grupo do Trabalho no Gabinete da Transição. Aceito o convite, voltará a figurar em um ministério de Lula em seu terceiro mandato.

Presidente estadual do PT, Luiz Marinho foi ministro do Trabalho de Lula de 2005 e 2008. Primeiro no mesmo MTE, depois da Previdência Social. Deixou o governo para se eleger prefeito de São Bernardo por duas gestões (2009-2016). Antes, presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT. Na eleição deste ano, recebeu 156 mil votos para deputado federal. Se confirmada sua nomeação, ocupará sua cadeira na Câmara o primeiro suplente da federação PT-PCdoB-PV, Orlando Silva (PCdoB).

No governo de Jair Bolsonaro (PL), Trabalho e Previdência começaram como secretarias subordinadas ao Ministério da Economia. No decorrer da gestão, foram desmembrados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s