A equipe de transição do governo Lula, desvendou um esquema de Jair Bolsonaro (PL) para tentar comprar votos na eleição. O esquema foi denunciado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e porAluizio Mercadante (PT-SP).
O governo Bolsonaro tentou em vésperas de eleição, tentar comprar votos para faturar o pleito eleitoral dando benefícios irregulares para tentar derrotar Lula. O esquema foi denunciado por Aluizio Mercadante (PT-SP), que faz parte da equipe de transição do governo Lula.
Tanto que Jair Bolsonaro corre risco de prisão pelo abuso de poder em tentar comprar votos com o Auxílio Brasil.
O Tribunal de Contas da União está analisando a inclusão de milhões de famílias formadas porapenas uma pessoa entre os beneficiários ocorreu sem a aplicação de medidas para evitar fraudes . O TCU analisa se o empréstimo cosignado oferecido as vésperas de eleição, foi usado como arma eleitoral para compras de votos.
Bolsonaro tentava com isso comprar a simpatia dos mais pobres, o grupo eleitoral que Lula tinhalarga vantagem sobre o atual mandatário, derrotado nas eleições.
Parecer da equipe técnica do TCU, revelado pelo jornal O Globo, aponta pagamentos indevidos na inclusão de 3,5 milhões de famílias em agosto deste ano sob o pretexto de zerar a fila mas que visavam a impulsionar a campanha. O documento ainda deve ser votado pelo plenário da corte.
Aluizio Mercadante denunciou o fato e mostrou o esquema que o governo Bolsonaro tinha para compras de votos.
Veja a denúncia de Mercadante: