Quem são os empresários bolsonaristas que lideram atos golpistas pelo país

Bolsonaristas em manifestação golpistas contra resultado das eleições – Foto: Reprodução

Após diversas manifestações golpistas protagonizadas por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) depois da derrota do ex-capitão nas eleições, relatórios enviados pelas Polícias Militar, Civil e Federal e pelo Ministério Público nos Estados ao Supremo Tribunal Federal (STF) indicam o perfil dos empresários bolsonaristas que lideram e financiam esses atos antidemocráticos.

Os documentos foram produzidos por ordem do ministro Alexandre de Moraes e citam o protagonismo dos líderes, identificam os donos de veículos usados para bloquear vias e os responsáveis por alugar banheiros químicos e carros de som. Os empresários não são acusados de crimes, mas poderão ser investigados criminalmente, de acordo com informações do Estadão.

No Ceará, o documento cita o empresário Eládio Pinheiro Canto, e o relatório enviado ao STF se limita a apontar quem são os proprietários dos carros presentes nos locais de manifestação. Em Goiás, foram citados os empresários Tales Cardoso Machado, dono de uma panificadora, e Pedro Sanches Roja Neto.

Em Minas Gerais, o comerciante Esdras Jonatas dos Santos seria um dos articuladores dos atos nas cidades mineiras. No Paraná, o empresário Valmor Geronimo Ferro foi apontado pela Polícia Militar como uma das lideranças dos protestos em Curitiba. Os empresários José Antonio Rosolen e Robson Leandro Calistro teriam “ascendência sobre as decisões” dos manifestantes em Cianorte, também no Paraná.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s