Via: G1
A primeira remessa de vacinas contra gripe, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, acabou no primeiro dia da campanha de vacinação em várias cidades da região, entre elas Araraquara, Araras e Rio Claro e Tapiratiba (SP).
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação foi adiantada em um mês e foram distribuídas para os estados 15 milhões das 75 milhões doses previstas para a campanha. Mais 4 milhões deverão ser distribuídas até o final de março.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que o Ministério da Saúde enviou, inicialmente, cerca de 2 milhões de doses para o estado, o que representa 32% do quantitativo necessário para os grupos prioritários da primeira etapa – idosos e profissionais de saúde – e que os municípios iniciaram a vacinação com grades parciais desta primeira remessa.
Araraquara
Araraquara recebeu, segundo a secretária de Saúde Eliana Honain, 15% do total de doses necessárias na campanha de vacinação. “Não foi disponibilizado o total de doses necessárias para os municípios. “Nós teríamos que receber 70 mil doses e recebemos 10,5 mil doses, que já se esgotaram”, disse.
Por conta da falta de doses, a vacinação não ocorrerá na terça-feira (24). A estimativa é que retorne na quarta (25).
“[As doses] vão chegar gradativamente. Amanhã serão buscadas mais, mas não acredito que chegará o suficiente”, afirmou.
Araras
Em Araras (SP), as 5,6 mil doses recebidas pela prefeitura se esgotaram ainda pela manhã. A estimativa é que a reposição seja feita na quinta-feira (26).
A vacinação acontece em tendas montadas na área externa dos cinco postos de saúde que possuem sala de vacinação e também em frente ao Centro de Saúde II João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros, onde há serviço de drive-thru, ou seja, atendimento dos idosos dentro dos carros, sem a necessidade de eles entrarem no local de vacinação.
Há ainda uma tenda montada na Praça Barão de Araras, próximo à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, para atender exclusivamente os idosos.
Tapiratiba
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o município de Tapiratiba (SP) irá receber um lote com vacinas por semana e, para esta semana, as 600 doses recebidas já se esgotaram.
Quando as próximas doses chegarem, os moradores serão informados pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Tapiratiba e através de um carro de som que passará pelas ruas.
Rio Claro
Em Rio Claro, moradores reclamaram que faltou vacina no período da tarde na Unidade Básica de Saúde (UBS) da avenida 29.
Segundo a prefeitura, foram aplica 9.400 doses de vacina contra a gripe em quatro horas, o correspondente a três dias de vacinação em uma campanha normal e que, por conta disso, o primeiro lote de vacinas se esgotou.
A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro disse que fará retirada de novo lote de vacinas na quarta-feira (25) de manhã, com distribuição às unidades de saúde a partir das 13h do mesmo dia e que, a partir de quinta-feira (26) os idosos e profissionais da saúde já podem se dirigir à unidade de saúde para se imunizarem.
A aplicação da vacina está sendo feita nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as unidades do Santa Elisa, Jardim Brasília e Vila Cristina. A relação de unidades, endereços e telefones pode ser consultada no site da Fundação Municipal de Saúde.
Águas da Prata
A Prefeitura de Águas da Prata informou que a vacinação contra a gripe para idosos foi encerrada nesta segunda-feira, antes do horário previsto porque as 500 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, não foram suficientes.
Foram vacinados 100 funcionários da saúde e 400 idosos. Segundo a prefeitura, a vacinação retornará assim que novas doses sejam enviadas.