Moro Propõe Diminuir Pela Metade a Pena para Crimes Graves, Incluindo Corrupção

Via: ESTADÃO

Pacote de ministro prevê possibilidade de acordo em que acusado receberia perdão de até metade da punição proposta pelo MP em crimes graves, incluindo a corrupção

O pacote de medidas que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vai apresentar ao Congresso incluirá a ampliação da possibilidade de acordo em que o acusado pode ter perdão de até metade da pena proposta pelo Ministério Público. A ideia do ex-juiz da Lava Jato é ampliar no País o chamado plea bargain, modalidade em que o acusado opta por um acordo em vez de responder a um processo. O objetivo da medida é desafogar a Justiça criminal.

Atualmente, a legislação brasileira permite a dispensa do processo penal por meio da utilização do acordo para crimes de menor potencial ofensivo – com penas de até dois anos em caso de condenação. A ideia de Moro é expandir esta possibilidade para outros crimes, incluindo corrupção.

A definição da punição no acordo se dá com base na pena solicitada pelo Ministério Público na denúncia criminal. Um juiz, porém, terá de homologar o acordo. Na prática, a medida pode acelerar o cumprimento imediato da pena dispensando recursos intermináveis que, no entendimento do ministro, resultam em impunidade.

Continuar lendo: https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,moro-vai-propor-acelerar-cumprimento-de-penas,70002699926?utm_source=facebook%3Anewsfeed&utm_medium=social-organic&utm_campaign=redes-sociais%3A012019%3Ae&utm_content=%3A%3A%3A&utm_term&fbclid=IwAR0CFezsPNS7VEqPaFdDp0kE4VpXD7VfIMAX3SPAofbLR-DujHv0MrCNmc4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s