
“Despesas médicas estão astrônomicas hoje em dia”, disse ele à CNN. “Não sei se conseguiremos pagar, mas faremos o nosso melhor.”
Enquanto centenas de sobreviventes do massacre ainda lutam para se recuperar fisica e emocionalmente do tiroteio, muitos começam a perceber o custo financeiro da tragédia. Mesmo quem tem plano de saúde está preocupado com o volume das despesas. Muitos terão dificuldade em retornar ao trabalho.
Segundo Garen Wintemute, que pesquisa violência relacionada a armas de fogo, o custo das despesas médicas relacionadas ao ataque em Las Vegas deve chegar a a dezenas de milhares de dólares. Ao menos 546 pessoas ficaram feridas, com diferentes graus de gravidade, quando Stephen Paddock abriu fogo contra a multidão que assistia a um festival de música country na cidade.
“Não temos muita noção ao custo relacionado a uma tragédia dessas”, disse Wintemute. “Os efeitos colaterais são assustadores.”
Um estudo do Centro de Controle de Doenças estima que o custo de despesas médicas para as 100 mil pessoas baleadas todos anos nos Estados Unidos é de US$ 2,8 bilhões. O custo de internação médio para um baleado é de U$ 96 mil. O país não tem um Sistema Único de Saúde.
Via: ESTADÃO